Páginas

sábado, 18 de setembro de 2010

Velho casarão

Velho Casarão (xote) - Teixeirinha

LP 20 Anos de Glória - 1979

Tom: E
Intro: E A B7 E
B7   
Velho casarão já quase tapera 
                                   E
da grande figueira sombreando o telhado
                             B7   
Se ela falasse contava a história 
                                    E
de quem te plantou há um século passado
                                      B7 
Mas como eu sou neto de quem lhe plantou 
                              E
eu conto a história casarão amado
                              A   
Nas suas paredes tem furo de bala 
                               B7
das revoluções que a história fala
    A                               B7   
Serviu de trincheira a varanda e a sala 
                              E
pra seu construtor meu avô afamado
Int.
                              B7 
Ali meu avô os doze filhos criou 
                                E
sou filho que um empunhou a bandeira
                              B7 
Meu avô morreu e ficou o meu pai 
                                  E
mandando na estância pela vida inteira
                                     B7   
Meus tios foram embora pra outra querência 
                                      E
ficou o casarão que foi sempre trincheira
                                     A   
Na frente o meu pai seu chimarrão tomava 
                           B7
comigo no colo ele me embalava
    A                           B7   
Com a minha mãe os dois cantarolavam 
                                 E
para mim dormir na sombra da figueira
Int.
                                    B7   
Lá por trinta e dois houve outra revolta 
                                E
as forças chegaram e foram invadindo
                                   B7 
Meu pai minha mãe abraçados aos fuzis 
                              E
velho casarão outra vez resistindo
                               B7   
Lá do meu berço eu sai engatinhando 
                          E
pra ver e ouvir a bala zunindo
                                 A    
As forças recuaram acabou a desgraça 
                             B7
a figueira grande abafou a fumaça
     A                               B7   
Meu pai demonstrou ter ficado com a raça 
                                E
do meu velho avô que brigava sorrindo
Int.
                              B7   
Casarão querido da grande figueira 
                              E
ali fiquei moço faceiro e pachola
                                   B7  
Meu pai me ensinou a ser bom cantador 
                            E
e o primeiro acorde de uma viola
                                     B7  
Depois veio a morte e levou os meus pais 
                                 E
sai pelo mundo minha fama minha rola
                               A   
Quando ficar velho, velho casarão 
                             B7
volto pra contigo tombar no chão
     A                             B7 
Da grande figueira quero o meu caixão 
                              E
e pra minha alma o céu por esmola
Int.

Nenhum comentário: